Blog

Mundo precisa investir três vezes mais em energia limpa para emissões serem neutralizadas até 2050, diz agência

Relatório da Agência Internacional de Energia mostrou que o mundo está bem longe da meta de neutralizar as emissões de gases que provocam o efeito estufa até o meio do século.

Agência Internacional de Energia divulgou nesta quarta-feira (13) um relatório que alerta: o mundo precisa investir três vezes mais em energia renovável para atingir a meta de neutralizar as emissões de gases do estufa até 2050.

veículos elétricos batendo recordes de vendas. Investimentos em energias renováveis como eólica e solar, se multiplicando, sim, mas não no ritmo necessário. Com a recuperação econômica da pandemia, veio junto um salto no consumo de carvão e petróleo.

“Estamos testemunhando algo insustentável. O uso de combustíveis fósseis está crescendo muito. Os preços estão altos, travando o crescimento econômico e, ao mesmo tempo, estamos vendo o segundo maior aumento nas emissões globais da história”, explicou Faith Birol, diretor-executivo da Agência Internacional de Energia.

O relatório da agência ligada à Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico mostrou que estamos bem longe da meta de neutralizar as emissões de gases que provocam o efeito estufa até o meio do século. Mesmo se todos os líderes cumprirem as promessas, as emissões de carbono devem cair apenas 20% até 2030.

A coautora do estudo, Laura Cozzi, enviou um alerta para os representantes de mais de 200 países que vão se reunir na COP 26 daqui a pouco mais de duas semanas: “Estamos entrando nas negociações de Glasgow não com o copo meio vazio, na verdade ele está 80% vazio.”

O documento indicou que os investimentos têm que triplicar e chegar, pelo menos, a US$ 4 trilhões até o fim desta década para neutralizar as emissões.

E, em um planeta em que eventos climáticos extremos estão se tornando mais e mais frequentes, enquanto o mundo não consegue frear o aquecimento global, uma iniciativa promete ao menos ajudar a enfrentar as consequências do problema.

Organização Meteorológica Mundial e o Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres lançaram em Genebra, na Suíça, um centro de excelência com informações que poderão ser usadas, por exemplo, por governantes na hora de definir como e onde investir para prevenir tragédias.

Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2021/10/13/mundo-precisa-investir-tres-vezes-mais-em-energia-limpa-para-emissoes-serem-neutralizadas-ate-2050-diz-agencia.ghtml