Que a Energia Solar é extremamente benéfica e promissora, nós já sabemos. Mas, será que você sabe como realmente aproveitar o potencial energético do sistema?
A geração de energia de um sistema fotovoltaico está diretamente relacionada aos painéis solares. Você pode adquirir os melhores painéis, mas se na hora da instalação não forem observados alguns fatores, o sistema não aproveitará toda a sua capacidade de produzir energia.
Falaremos agora sobre os principais fatores que interferem na capacidade de geração de energia do seu sistema fotovoltaico.
1. Orientação
Para melhor geração de energia dos painéis, eles devem ser posicionados de modo a receber maior quantidade de radiação solar possível. No caso do Brasil e em outros países do hemisfério sul, significa que o painel solar deve ser direcionado para o norte.
Além disso, é muito importante se atentar e verificar qual a melhor inclinação que os painéis precisam ter para aproveitar o máximo do sol.
2. Sombreamento
Obviamente a presença de sombras irá interferir na produção de energia de um painel solar. Contudo, dependendo do setup instalado, esta perda pode interferir no sistema inteiro.
Caso uma pequena célula solar estiver na sombra, todo o painel é afetado pela baixa produção de energia. Isso porque essa célula afetada passa a funcionar como uma resistência, limitando a passagem da corrente elétrica para as demais células do painel.
3. Coeficiente de temperatura
O coeficiente de temperatura é o número que descreve a forma como o painel fotovoltaico lida com temperaturas elevadas, maiores que 25°C.
Na prática, um painel solar instalado sobre telhados no Brasil fica, em média, 20°C acima da temperatura ambiente do local.
Ou seja, em um dia em que a temperatura estiver em 25°C o painel solar estará aproximadamente a 45°C. Dessa forma, significa que estará 20°C acima das condições de laboratório e, assim, levará a uma perda de eficiência.
Um coeficiente de temperatura elevado é um sinal de painel de baixa qualidade. Uma porcentagem acima de 0,6% é um sinal de alerta; já entre 0,45 e 0,3% é sinal de um ótimo painel solar fotovoltaico.
As informações sobre o coeficiente de temperatura se encontram na folha técnica do painel solar. Por isso, caso o fabricante não informar quais são esses coeficientes, não é indicado adquirir o produto. Já que essas variáveis são extremamente importantes para mediar a eficiência e geração do painel solar.
4. Manutenção
Um ponto bastante positivo da energia solar é a sua manutenção simples, prática e barata.
Faz parte da manutenção preventiva a limpeza periódica dos painéis a cada 6 ou 12 meses. Isso porque, quando eles acumulam muita poeira e sujeira, a eficiência energética diminui, já que os raios solares são absorvidos com mais dificuldade pelas células fotovoltaicas.
Por isso, fique sempre atento e realize a manutenção preventiva em todo o seu sistema, não apenas nos painéis, mas nos demais componentes, para avaliar se tudo está funcionando corretamente.
E é claro que contar com uma empresa de confiança também é crucial para garantir a maior eficiência possível. Dessa forma, na Irradiar Soluções Sustentáveis, trabalhamos com painéis de alta qualidade, além disso, oferecemos também o serviço de manutenção, limpeza, acompanhamento e segurança para o seu sistema, para que ele possa ter o máximo de eficiência durante a sua vida útil e lhe proporcionar uma economia absoluta.
Venha descobrir como podemos ajudar você a aproveitar todos os benefícios em gerar a sua própria energia! Entre em contato conosco e solicite um orçamento gratuito.