Blog

COMO INVESTIR EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PODE AJUDAR O SETOR PÚBLICO A MELHORAR O ROI E OTIMIZAR RECURSOS

Cidades podem implementar programas de eficiência em prédios, na iluminação pública e no saneamento básico e garantir uma expressiva economia de eletricidade.

Uma atividade que auxilia o meio ambiente, otimiza o consumo de recursos e ainda gera muita economia na conta de luz. Parece até utópico, mas se aplicada de forma bem planejada, a eficiência energética pode, sim, alcançar esses três resultados em uma só tacada.

O que ainda precisa ser compreendido no Brasil é que essa grande ação não se restringe somente às grandes corporações e indústrias. Muito pelo contrário. O próprio setor público pode se apropriar desse recurso para promover ações que impactem o comportamento do consumidor e, mais especial ainda, garantam o Retorno Sobre Investimento (ROI). Mas como fazer isso acontecer?

Glycon Garcia, diretor executivo do Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre), explica que esse retorno pode ser dividido em duas etapas.

– Considere um projeto que atualiza a infraestrutura de iluminação pública com lâmpadas que possuem maior vida útil, maior luminosidade e reduzem o consumo de energia. Quanto maior for essa economia de energia proporcionada pela nova tecnologia de iluminação, menor será o tempo para que o custo de instalação se pague, antecipando o retorno sobre o investimento – exemplifica.

A segunda parte do retorno acontece de maneira “não visível”, que é quando a eficiência energética evita novos investimentos. Afinal, a maior economia de energia está na energia que se deixa de gerar.

Para apresentar uma boa gestão de energética, as cidades podem implementar programas de eficiência em seus prédios, sistemas de ar-condicionado, na iluminação pública e no saneamento básico. Esse investimento representa expressiva economia de eletricidade para o país e redução na emissão de gases poluentes.

Para se ter uma ideia do tamanho do impacto, a ONU estima que, ao adotar a eficiência energética, a sociedade evita que até 1,2 bilhão de toneladas de CO2 sejam lançados na atmosfera todos os anos.

 

Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/procobre/eficiencia-energetica-na-industria/noticia/2019/07/16/como-investir-em-eficiencia-energetica-pode-ajudar-o-setor-publico-a-melhorar-o-roi-e-otimizar-recursos.ghtml