No ambiente empresarial, em especial no setor industrial, é bastante claro como a conta de energia elétrica é uma das despesas que mais consome recursos financeiros. Contudo, nas últimas décadas, foi democratizado o uso da energia solar para empresas como forma de economia e para tornar os processos mais sustentáveis.
Essa prática também assume um aspecto que afeta a imagem da marca e dos produtos e, consequentemente, modifica a forma como os potenciais clientes enxergam a sua empresa. Hoje, é considerado um diferencial adotar algum modelo de preservação do meio ambiente.
Quais são as vantagens da energia solar para empresas?
1. Economia de energia elétrica
Essa é uma conta de valor alto e, na maioria das vezes, não há como escapar dela. Porém, a energia solar tem grande potencial e é um recurso renovável na natureza. Por isso, as empresas que instalam os dispositivos e painéis solares percebem uma redução significativa, o que resulta em economia no orçamento. É possível implementar esse recurso em galpões logísticos, por exemplo, cujo espaço amplo é favorável para a instalação do equipamento.
2. Retorno sobre o investimento
A estimativa de retorno em plantas industriais pode ocorrer entre 6 e 12 meses, em média. Ou seja, após esse período a economia acumulada é suficiente para cobrir os gastos iniciais.
3. Instalação de equipamentos facilitada
Um dos aspectos mais importantes, que motiva a adoção dessa tecnologia, é o baixo impacto ambiental. Os painéis não emitem nenhum tipo de resíduo e não apresentam riscos à saúde dos usuários. O processo de instalação também é bastante simples e não requer a necessidade de reformas para que o sistema seja compatível com a rede elétrica já presente no local. A única limitação é o espaço disponível, que pode restringir o tamanho e a quantidade de painéis alocados para captação de energia solar.
4. Melhoria da imagem da empresa
O mercado consumidor se encontra cada vez mais engajado em adquirir produtos de empresas que se preocupam com o seu impacto no meio ambiente. Dessa forma, a implantação de fontes de energia renováveis é fundamental para conquistar novos clientes e consolidar a imagem de uma empresa que investe em processos sustentáveis. Essa é uma estratégia de marketing bastante comum atualmente e tem o objetivo de criar a valorização e consolidação da marca por meio de iniciativas consideradas verdes.
5. Desenvolvimento de uma cultura de sustentabilidade
Um dos termos mais debatidos na atualidade é a tendência da sustentabilidade e as suas aplicações no ambiente corporativo. Parece que somente as grandes indústrias – que são as maiores poluidoras – devem ser responsáveis por minimizar o seu impacto no meio ambiente. Contudo, essa ideia está muito longe de ser verdade, pois mesmo os pequenos empreendedores podem desenvolver processos voltados para a preservação ambiental. A economia de energia elétrica é somente uma das ideias. É possível implementar projetos para reduzir o consumo de papel, ampliar a utilização de biocombustível para abastecer a frota e substituir máquinas antigas que possuam alto consumo de eletricidade. A expansão do uso da energia solar para empresas é apenas uma consequência natural do desenvolvimento de uma consciência ambiental que busca preservar os meios de produção e garantir a qualidade de vida das próximas gerações.
Fonte: http://www.irradiar.com.br/wp-admin/post.php?post=1822&action=edit
Adquira todas essas vantagens para sua empresa e saia na frente da concorrência, fale com a Irradiar Soluções Sustentáveis!!