Blog

Reciclagem: como essa prática ajuda a preservar água

Reciclar é dar um uso para um determinado material após a sua primeira utilização. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei n. 12.305/2010, a reciclagem é o “processo de transformação dos resíduos sólidos que envolvem a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos.

A reciclagem é boa para o meio ambiente, mas também para as pessoas. Reciclar auxilia na conservação dos recursos naturais, como por exemplo, água, minerais, madeira, pois reduz a exploração de novas matérias-primas e, além disso, para reciclar não é preciso muita energia em comparação com a utilização de novas matérias-primas para produção de produtos, e isso acaba gerando economia. Outros dois aspectos positivos resultantes da reciclagem são: geração de renda e a diminuição da limpeza urbana e diminuição de emissões de gases causadores do efeito estufa

Alguns exemplos de reciclagem de água são: irrigação de culturas agrícolas; usos industriais (refrigeração, alimentação de caldeiras, água de processamento); recarga de aqüíferos; uso urbano (irrigação de parques, combate ao fogo, lavagem de ruas) e muito mais. Você também pode reciclar água dentro de casa, a captação e reaproveitamento de água da chuva, por exemplo, não requer uma grande estrutura, podendo ser captada por meio de telhados, calhas e terraços, e pode ser utilizada para fins não-potáveis (lavar o quintal, regar jardins e uso no vaso sanitário.

O papel tem uma das maiores taxas de reciclagem do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), “estima-se que, em 2016, 64% de todo papel apto à reciclagem foi recuperado – o equivalente a 4,8 milhões de toneladas. Além disso, a reciclagem desse material também contribui com a saúde do planeta, economizando água e energia: 2,5 barris de petróleo, 98 mil litros de água e 2.500 kw/h de energia elétrica são gerados a cada tonelada do material que é reaproveitada” (RECICLA SAMPA).

Quais são os ganhos?

Os ganhos não só ambientais, mas também sociais e econômicos. Para o meio ambiente a reciclagem contribui para conservação da água, uma vez que a água está embutida em todos os processos de produção, seja de maneira direta ou indireta.

 Para a sociedade a reciclagem é um campo de atuação que pode ser explorada por pequenos negócios e abrir oportunidades no fornecimento de materiais ou prestação de serviços, com impacto em empregos diretos e indiretos. Para a economia reciclar reduz custos na conta de água!

Recicle mais! O mundo precisa de água, água reciclada 

Fonte: https://www.aguasustentavel.org.br/conteudo/blog/114-reciclagem-como-essa-pratica-ajuda-a-preservar-agua