- Economia em recursos financeiros
Uma das maiores queixas em relação à fonte de energia elétrica é quanto ao seu alto valor de consumo. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), estima-se que a carga tributária possa chegar a até 56% do valor total das contas de energia elétrica. Com a adoção da energia solar, os únicos tributos que deverão ser pagos são as taxas fixas da concessionária e a tarifa de iluminação pública.
- Alto retorno sobre o investimento
O Retorno sobre Investimento (ROI) da energia solar é um dos mais benéficos no ramo energético. Isso porque os dispositivos e painéis solares podem durar décadas e, por mais custoso que seja a compra desses materiais, o tempo médio de retorno gira em torno de três a cinco anos. Isso significa que, após o período de amortização da compra do equipamento, o cliente passa a lucrar bastante com o investimento.
- Baixo impacto ambiental
A instalação de equipamentos para a geração de energia solar produz um baixíssimo impacto ambiental, pois os painéis são limpos, ou seja, não emitem nenhuma forma de resíduo. Com isso, não há prejuízos para a saúde dos usuários da fonte de energia.
- Baixa necessidade de manutenção
A necessidade de manutenção dos equipamentos geradores de energia solar é ínfima. Basta uma lavagem simples dos painéis solares a cada seis meses e uma fiscalização regular. Essa fiscalização consiste em comparar o valor do inversor solar do painel com os valores da conta de luz.
- Melhoria da imagem da empresa
Atualmente, a adoção de uma fonte de energia renovável é um grande diferencial para as empresas. Aquelas engajadas com práticas sustentáveis são extremamente bem vistas pelo mercado, o que acaba se tornando uma estratégia de marketing.
- Desenvolvimento de uma cultura de sustentabilidade
Por muito tempo, acreditou-se que apenas as grandes empresas deveriam ter a preocupação de criar uma forte cultura de sustentabilidade. Porém, a credibilidade da marca sustentável fica tão forte que, atualmente, até mesmo os pequenos empreendedores estão adotando práticas sustentáveis em seus negócios.
- Valorização imobiliária
Com a geração de energia solar, o proprietário pode reduzir a sua conta de energia em até 95%. Considerando essa economia na conta, muitas pessoas que estão buscando adquirir imóvel próprio consideram um diferencial os imóveis que contam com um sistema de geração solar instalado.
Um estudo realizado pelo Lawrence Berkeley National Laboratory analisou 4.000 casas que apresentam sistemas fotovoltaicos em oito estados americanos e constatou que os compradores estão dispostos a pagar entre 3 e 4% a mais por imóveis com energia solar. Isso ilustra o quão importante é para compradores e vendedores se familiarizar com o efeito da energia solar no valor dos imóveis.